METODOLOGIA
CRIATIVIDADE NO FUTEBOL MODERNO
A METODOLOGIA CRIATIVA é baseada na história do futebol brasileiro pentacampeão do mundo, surgiu em estudar a infância do atleta do século, o rei do futebol, Pelé, onde o foco está na liberdade para criatividade no futebol, como era praticado antigamente, mas adaptado ao futebol moderno.
A metodologia conseguiu unir estilos de futebol, juntando a raça e determinação dos argentinos, a técnica e especialidade dos espanhóis, disciplina e tática dos alemães e outros estilos de futebol, buscando a compreensão teórica e prática dos conceitos, para se adequar a outros estilos, sem perder a essência da criatividade, buscando também trabalhos dinâmicos com intensidade, específicos e leitura de jogo amplo, que retratam o modelo de jogo para a criatividade, voltado para especialização, organização e transição ofensiva.
A metodologia é voltada para o controle e as condutas dos treinadores e atletas que desenvolve um método esportivo, padronizado, na área do esporte, onde se dedica a investigar, questionar com profundidade o rigor metodológico, filosofia de trabalho e a essência da natureza do comportamento dos treinadores e atletas, para uma grande corrente de pensamentos e a liberdade para a criatividade.
CONCEITOS E METODOLOGIA
A Criatividade abrange os fatores cognitivos como a inteligência, talento, inovação, genialidade, improviso, tomada de decisão, habilidades e instintos. A descoberta da criatividade é o fator determinante para o desenvolvimento do atleta e treinador, ligada em todos os outros conceitos e formações, veja seguir:
ESPORTIVO
Tática, Técnica e Física.
CRIATIVO
Inteligência, talentos, inovação, genialidade, improviso, tomada de decisão, habilidades e instinto.
SOCIAL
Cultura, Disciplina, Educação.
PSICOLÓGICO
Sentimento e Emoções